Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

NOVAS DESCARGAS NO RIO LIS

Uma nova descarga de efluentes suinícolas contaminou na madrugada de sexta-feira a ribeira dos Milagres, em Leiria. De manhã, o cheiro intenso e cor escura assinalavam a contaminação. A descarga aconteceu um dia depois de o secretário de Estado José Eduardo Martins ter visitado Leiria para acompanhar os trabalhos da futura empresa que irá gerir o tratamento dos esgotos.
17 de Outubro de 2003 às 16:58
Perante um novo descarregamento de dejectos suiniculas no rio Liz, a comissão de moradores já comunicou que está a ser preparada uma queixa a denunciar estas descargas, para posteriormente ser apresentada na Comissão Europeia. A queixa seguirá com uma cópia exibindo as mais de duas mil assinaturas dos cidadãos que se mostram inconformados com as sucessivas descargas que vêm a ser efectuadas no rio.
Os moradores da zona dizem que é urgente tomar medidas na tentativa de se encontrar uma solução para acabar com as sucessivas descargas.
O Rio Liz tem sido alvo de inúmeras descargas provenientes das empresas suinicultoras da região tendo já levado à interdição dos banhos na praia da Vieira, na Marinha Grande, durante a época balnear. Mediante outras descargas efectuadas ainda este ano, o governador civil José António Leitão comprometeu-se a elaborar um programa para que este problema seja resolvido, contudo, apesar de se verificar a construção da empresa que irá gerir o tratamento dos esgotos, os problemas continuam sem que haja uma fiscalização e sem que os responsáveis pelas as descargas sejam responsabilizados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)