Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Novas regras para revalidar carta de condução

As novas regras para a revalidação da carta de condução, que entram em vigor a partir desta terça-feira, prevêem um controlo mais apertado à saúde dos condutores.
24 de Maio de 2005 às 15:00
Novas regras para revalidar carta de condução
Novas regras para revalidar carta de condução FOTO: d.r.
Problemas de visão, audição, neurológicos, cardíacos e doenças como a diabetes vão passar a ter um controlo mais rigoroso no que diz respeito à revalidação da carta de condução.
No caso de condutores dependentes de álcool e drogas, para poderem revalidar a carta terão que apresentar um documento médico comprovativo de que a reabilitação está completa, e serão sujeitos a um acompanhamento regular no tratamento da doença. Se os condutores em causa falharem o controlo, não irão receber o documento médico e ficarão impossibilitados de revalidar a carta de condução.
Relativamente à idade do condutor, a renovação da carta de veículos ligeiros vai tornar-se obrigatória a partir dos 50 anos, ocorrendo novas renovações aos 60, 65 e 70 anos. A partir desta idade, a revalidação terá que ser feita de dois em dois anos. No entanto, esta regra relativa à idade só irá entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2008.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)