Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Nove jovens rejeitam dinheiro do Violador de Telheiras

A par dos 25 anos de cadeia a que foi condenado no passado dia 13 de Setembro, Henrique Sotero vai ter de pagar quase 150 mil euros de indemnizações a cinco das catorze vítimas. Mas nove delas rejeitaram por completo qualquer montante vindo do violador de Telheiras. E nem quiseram constituir-se como assistentes do processo.

23 de Setembro de 2011 às 01:00
Henrique Sotero foi condenado a 25 anos de cadeia em cúmulo jurídico
Henrique Sotero foi condenado a 25 anos de cadeia em cúmulo jurídico FOTO: Vasco Neves

Caso não tivessem dinheiro para nomear um advogado que as representasse em tribunal, as raparigas tinham direito a um defensor oficioso, de que abdicaram. De resto, a quantia das indemnizações, entre 20 a 30 mil por vítima, só pode ser cobrada quando a sentença do violador transitar em julgado - esgotados todos os recursos.

Só aí é que as raparigas, que foram sequestradas e forçadas a sexo oral sob ameaça de faca, poderão recorrer à Comissão de Protecção às Vítimas de Crimes, para pedir um adiantamento. Isto porque Henrique Sotero não tem qualquer rendimento ou bens em seu nome. "As vítimas têm até um ano depois da última fase processual para requerer um adiantamento da indemnização. Depois, dependendo de uma avaliação, é que a Comissão avança para o adiantamento, que pode ir até aos 30 mil euros", explicou ontem ao CM Carlos Anjos, presidente da Comissão.

Quando Henrique Sotero sair da cadeia, mal comece a trabalhar e daí resultem rendimentos, o Estado vai executar a dívida. "Em qualquer momento o Estado pode designar património para pagamento da dívida. Suponhamos que os pais morrem entretanto e a Comissão já pagou parte da indemnização. O Estado pode ir buscar a herança para pagar a dívida do arguido", continuou Carlos Anjos. Sotero está preso no Estabelecimento Prisional de Lisboa. Ainda não se sabe se a sua defesa vai recorrer da pena máxima que lhe foi aplicada.

VIOLADOR DE TELHEIRAS ABUSOS SEXUAIS VIOLAÇÃO CRIME JUSTIÇA HENRIQUE SOTERO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)