Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Novo bispo aceita alegre a vontade de Deus

Serenidade, alegria e confiança. É com este espírito que D. António Francisco dos Santos toma hoje posse como bispo de Aveiro, na presença de vários prelados de dioceses de todo o País.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo de Aveiro pelo Papa a 21 de Setembro deste ano
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo de Aveiro pelo Papa a 21 de Setembro deste ano FOTO: d.r.
A escassas horas de substituir D. António Marcelino, que renunciou ao cargo por limite de idade, o novo bispo afirmou ao CM que toma posse com a consciência de que “é isto que a Igreja pede e é esta a vontade de Deus”. A notícia da nomeação, feita pelo Papa Bento XVI em Setembro último, foi uma “surpresa”, mas também uma “grande alegria”, como refere o bispo, natural de Lamego, que desde 2004 se encontra ligado à Arquidiocese de Braga.
A escolha do dia de hoje – dedicado a Nossa Senhora da Conceição – para a tomada de posse foi uma vontade de D. António Francisco dos Santos, que há precisamente 34 anos era ordenado sacerdote na Catedral de Lamego. “Invoco a protecção de Nossa Senhora para as funções que vou desempenhar ao serviço da comunidade cristã de Aveiro”, salienta.
A cerimónia irá decorrer a partir das 15h30, primeiro na Igreja de Jesus e nos claustros do Museu de Aveiro, de onde sairá um cortejo para a Sé. A tomada de posse será assinalada com toque de sinos em todas as igrejas da diocese às 16h00 em ponto.
Este ritual, preparado com todo o cuidado, já não era visto na cidade de Aveiro desde 1962, altura em que tomou posse D. Manuel Trindade. O actual bispo emérito D. António Marcelino tomou posse em 1988 de forma automática e sem cerimónia de posse.
O momento mais marcante da tarde de hoje, a que assistirão várias centenas de pessoas – incluindo uma larga comitiva de Lamego e Braga – será a “passagem do testemunho”.
Após a confirmação da posse, D. António Marcelino entrega o báculo (bastão que simboliza o cargo) a D. António Francisco dos Santos, que a partir daí será oficialmente o novo prelado da diocese de Aveiro.
SÉ PREPARADA PARA RECEBER RITUAL
A cerimónia de tomada de posse de D. António Francisco dos Santos terá algumas novidades. O CM apurou que, por exemplo, o ritual do ofertório na eucaristia será feito por leigos vestidos com trajes típicos de cada um dos dez concelhos da diocese.
Se o tempo o permitir, será instalado um ecrã gigante no adro da Sé para que mais pessoas possam assistir.
A tomada de posse tem tempos distintos. Primeiro, preside o bispo que resigna, até ao Evangelho.
No entanto, após a leitura da bula Papal, o novo bispo assume a presidência e continua a celebração. O seu primeiro acto administrativo, ainda no decurso da cerimónia, será a confirmação das funções de todos os padres e leigos da diocese.
PERFIL
D. António Francisco dos Santos, de 58 anos, é natural da freguesia de Tendais, Cinfães. Foi ordenado sacerdote em 1972, na Catedral de Lamego, e nomeado bispo titular de Meinedo e auxiliar da Arquidiocese de Braga em 2004. É mestre em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e foi professor do Seminário Maior de Lamego.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)