Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

“Nunca vi nada assim toda a gente a fugir”

"Nunca vi nada assim, parecia o fim do mundo com toda a gente aos gritos e a fugir. Para onde olhava, via pessoas com queimaduras ou caídas umas por cima das outras. Foi terrível". É desta forma que Manuel Pinheiro, que assistia, ontem de madrugada, ao fogo-de- -artifício nas festas em honra de S. Miguel, em Rio de Galinhas, Marco de Canaveses, descreve o terror que se viveu quando os foguetes explodiram, e os estilhaços atingiram as pessoas que se encontravam na festa.

1 de Outubro de 2012 às 01:00
Em segundos, instalou-se o pânico nas festas de S. Miguel, em Rio de Galinhas, Marco de Canaveses
Em segundos, instalou-se o pânico nas festas de S. Miguel, em Rio de Galinhas, Marco de Canaveses FOTO: Joana Vales

No total, o acidente causou dezasseis feridos – todos considerados ligeiros –, entre eles uma criança de dez anos e ainda cinco bombeiros que prestavam apoio ao fogo-de-artifício.

O que tinha tudo para ser mais um dia de celebração para centenas de pessoas, quase acabou em tragédia quando uma das girândolas teve um problema técnico, e os foguetes rebentaram perto do solo. "O fogo estava a ser lançado de um campo a uns metros da festa, mas os estilhaços vieram pelo ar e atingiram quem estava junto à igreja. O barulho da explosão foi de tal maneira forte, que toda a gente se assustou e começou a fugir. Atropelaram-se uns aos outros", contou Maria da Conceição, que também assistiu a tudo.

Com o impacto, a explosão atingiu o carro dos bombeiros, que estava próximo do local, e alguns vidros de habitações particulares ficaram também partidos. "Eu ouvi um estrondo muito grande, pensei que a minha casa ia cair a qualquer momento. Fiquei em pânico, nem conseguia falar de tão assustada que estava", desabafou ao Correio da Manhã Rosa Reixo.

De acordo com a comissão de festas, tratou-se de "um problema técnico, que foi rapidamente controlado pelos técnicos através do sistema informático responsável pelo lançamento dos foguetes".

MARCO DE CANAVESES FOGO-DE-ARTIFÍCIO FERIDOS ACIDENTE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)