Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

“O negócio baixou devido à maior oferta”

Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal da Golegã sobre a 36.ª Feira Nacional do Cavalo, que hoje começa.
4 de Novembro de 2011 às 01:00
FEIRA, CAVALO, GOLEGÃ, NEGÓCIO, VEIGA MALTEZ
FEIRA, CAVALO, GOLEGÃ, NEGÓCIO, VEIGA MALTEZ

CM – Em que medida a crise pode afectar a feira?

Veiga Maltez – No ano passado a crise não teve sucesso aqui. E somava-se à crise socio-económica a política. Este ano, aos visitantes tradicionais somam-se aqueles que agora optam por fazer turismo no País. Acrescem ainda os estrangeiros, sobretudo espanhóis, franceses, belgas, holandeses, alemães e ingleses, todos eles com associações de criadores do cavalo Puro Sangue Lusitano.

–A afluência vai manter-se?

– A afluência será a mesma, a crise não terá sucesso, mas o consumo, como é evidente, talvez seja menor. Os expositores serão em número igual ou superior. E virão mais de 500 mil pessoas à feira, embora haja quem aponte para um milhão.

–Qual a importância económica do certame?

– Serve para reoxigenar o tecido comercial da Golegã, bem como do território num raio de 50/60 quilómetros, até Santarém e Abrantes, por exemplo.

– Mas qual é o volume de negócios que gera?

– Há negócios antes, durante e depois da feira. Não temos noção do impacto dos negócios com os cavalos. Percebemos que é um contributo extraordinário, mas nunca foi feito um estudo sobre essa matéria.

– O sector tem evoluído?

– Teve uma grande evolução nos últimos 30 anos. Nunca tivemos nem tantos, nem tão bons cavalos. Não está em crise porque produz qualidade, mas o negócio baixou porque a oferta é maior do que a procura.

–O Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres está em que fase?

– Foi agora adjudicado para uma área de oito hectares. A 1.ª fase custa três milhões de euros, financiados em 85%, e estará concluída daqui a um ano.

FEIRA CAVALO GOLEGÃ NEGÓCIO VEIGA MALTEZ
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)