Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

O PRESIDENTE, A RAINHA E AS GRAVAÇÕES DELES

Dois cientistas de um laboratório da Califórnia (EUA) estão a trabalhar no desenvolvimento de um aparelho que irá permitir ouvir gravações de antigas personagens que marcaram a história com uma qualidade inédita. Em breve, deverá ser possível ouvir as vozes de Abraham Lincoln, rainha Vitória, Walt Whitman e outras figuras históricas como nunca antes.
9 de Agosto de 2004 às 00:00
O antigo presidente Abraham Lincoln pode passar a formato digital
O antigo presidente Abraham Lincoln pode passar a formato digital FOTO: d.r.
Os investigadores Carl Haber e Vitali Fadeiev, que costumam trabalhar com partículas subatómicas no Laboratório Nacional Laurence Berkeley, estão a trabalhar duro para aperfeiçoar uma máquina que irá dar voz às grandes personagens dos livros de História. O aparelho vai ler antigas gravações utilizando microscópios especiais para detectar minúcias nas gravações e software especial para converter esses detalhes em som.
PROBLEMA DE ARQUIVISTAS
A ideia apareceu por acaso, quando Haber ouvia uma emissão de rádio, onde estava a ser transmitida uma reportagem sobre os problemas que os arquivistas encontram para preservar e aceder às vozes e à música das estrelas e figuras do passado.
Porque não adaptar as técnicas de precisão que ele e Fadeiev estavam a utilizar num projecto europeu de física de partículas e adaptá-las à recuperação de gravações? A partir daí, os dois cientistas têm passado o tempo a trabalhar nesta verdadeira engenhoca.
"Para nós é um maravilhoso caminho em direcção ao futuro este em que a pesquisa em ciências físicas pode ser colocada ao serviço de outros campos da investigação ou da cultura, que as pessoas ingenuamente poderiam pensar não ter nada a ver com a física de partículas", congratula-se Haber. "É claro que isto tudo é resultado de esforços humanos e é maravilhoso que possam beneficiar-se mutuamente".
O companheiro de origem russa concorda: "É óptimo que o nosso campo tão técnico possa trazer benefícios para outras actividades humanitárias", considera Fedaiev. Uma vez desenvolvida, esta tecnologia poderá ser aplicada na recuperação de qualquer gravação.
BLOCO DE NOTAS
TECNOLOGIA
As primeiras experiências envolveram a extracção de som de alta qualidade de antigos discos de goma-laca dos anos 50. Os cientistas utilizaram então uma tecnologia óptica avançada para rastrear e fotografar pequenas ranhuras, no sentido de as corrigir.
PUREZA
O resultado foi uma reprodução digital, limpa de todos os ruídos estranhos e imprecisões técnicas das gravações. Os dados foram transferido para um computador e transformados num ficheiro de som – uma versão pura do original. Tão limpa como se tivesse sido gravada hoje, num estúdio de tecnologia avançada.
FIGURAS
Entre as personagens cujas vozes serão em breve ouvidas com perfeição estão o presidente americano Abraham Lincoln, a rainha Vitória, o poeta Walt Whitman, a actriz Sarah Bernhardt e a enfermeira Florence Nightingale.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)