Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

O primeiro Natal de Martim com os pais

É o primeiro Natal de Martim com os pais. A criança de dois anos, cuja mãe adolescente, Ana Rita Leonardo, chegou a fazer greve de fome para evitar a sua entrega para adopção, deixou no sábado a instituição onde se encontrava e está entregue provisoriamente aos avós paternos.
24 de Dezembro de 2009 às 00:30
Ana Rita Leonardo e Paulo Matos já vão passar o Natal com o filho, Martim
Ana Rita Leonardo e Paulo Matos já vão passar o Natal com o filho, Martim FOTO: Nuno Jesus

O menino passa a Consoada com a mãe e o dia de Natal com o pai, em Cascais. Prometidos estão já muitos presentes, como brinquedos, jogos e roupa, naquela que é a primeira quadra natalícia em família.

Marta, a menina de cinco anos com leucemia, que gerou uma onda de solidariedade em todo o País para que fosse encontrado um dador de medula óssea compatível, encontra-se bem de saúde. Marta também passará o Natal com a família, em Oeiras.

A criança recebeu um primeiro transplante a 6 de Agosto, que não correu bem, mas um segundo, a 23 de Setembro, teve sucesso. A menina já iniciou o processo de recuperação, que deve durar cerca de um ano, com tratamentos diários no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. "A Marta tem vindo a recuperar lentamente, já tem o cabelo tipo rapazinho", escreveu anteontem o seu avô Rui num blogue na internet.

Ana Filipa, a menina de sete anos que ficou conhecida por Esmeralda, na sequência de uma disputa judicial entre o pai e o casal que a acolheu com três meses, irá passar a noite de Consoada com a mãe, Aidida Porto.

A criança está a viver com o pai, Baltazar Nunes, em Cernache do Bonjardim, Sertã. Por determinação judicial, vai passar a noite de Natal e da Passagem-de-Ano com a mãe, que vive na cidade ribatejana de Tomar. Depois, regressa a casa.

O casal que a acolheu, o sargento Luís Gomes e a mulher, Adelina Lagarto, que residem em Torres Novas, tem direito a estar com a menina um fim-de--semana por mês.

PORMENORES

ANIVERSÁRIO

O pequeno Martim faz três anos no dia 30 deste mês, estando prometida festa.

ALEXANDRA NA RÚSSIA

Alexandra, a menina que foi retirada a uma família de Barcelos e devolvida à mãe, festeja o Natal na Rússia só em Janeiro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)