Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

O privilégio de receber o Rei

Há 250 anos, Lisboa viveu a maior catástrofe natural que alguma vez aconteceu em Portugal: o terramoto de 1755. No renascer das cinzas, o Rei D. José I mandou erguer na Ajuda um Paço Real. E a Ajuda recorda essa memória no concurso de Marchas Populares de Lisboa 2005.
24 de Maio de 2005 às 00:00
“Escolhemos um tema marcante da nossa Lisboa e vamos revivê-lo com o mesmo entusiasmo e devoção com que as gentes que aqui viviam receberam o rei e a sua comitiva. Estamos a trabalhar coreografias que, certamente, vão agradar às pessoas”, garantiu ao CM o coreógrafo Alberto Castro, que fez questão de salientar “o excelente trabalho de Maria Inácia na feitura dos arcos e de Laura Alves nos figurinos”.
Este ano as vestes dos marchantes vão mostrar como eram os bailes e as festas da realeza.
“A Ajuda sentiu o privilégio de receber o rei e irá sentir sempre que o nome que tem é o que melhor lhe fica” defende a poetisa Sara Costa numa das letras a entoar pelo grupo.
A primeira apresentação ao público da marcha da Ajuda será na noite de 3 de Julho, no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações.
AGUADEIRA DE SERVIÇO
“Este ano vou como aguadeira. Surgiram muitas jovens e entendi que com a minha experiência – comecei como mascote e desfilei nos últimos 17 anos – posso ser mais útil numa função de apoio”, contou ao CM Helena Castro, de 34 anos.
Apoio que, como o próprio nome dá a entender, consiste em dar água aos marchantes, mas engloba muitas outras tarefas, sobretudo inesperadas. “Uma peça de roupa ou um sapato ou um chinelo que fica para trás, um(a) marchante em dificuldade com o arco ou outro adereço são obstáculos que nos cabe ultrapassar. Não queremos falhas mas, se as houver, temos de as ‘disfarçar’ e resolver o melhor possível”, referiu.
TEMA
Ajuda 1755
CORES
Branco, azul e dourado
PADRINHOS
Ruth Marlene e Jorge Corte Real
COMPOSITOR
Sara da Costa e Vítor Pires
LETRISTA
Sara da Costa
PORTA-ESTANDARTE
Vanessa Silva
MASCOTES
Daniela Cardoso Santos e Miguel Ângelo
COREOGRAFIA
Alberto Castro e Paulo A. Castro
COORDENAÇÃO
Alberto Castro e Agnel Monteiro
COLECTIVIDADE
Ajuda Clube
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)