Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

O triunfo dos porcos

A porca Camila e os oito bacorinhos estão salvos e prestes a mudar de casa. Mãe e crias vão ter uma nova ‘morada’ – há três hipóteses em avaliação – onde continuarão a ser celebridades, só que desta vez numa quinta pedagógica.
6 de Janeiro de 2005 às 00:00
Camila e os seus filhotes vão para uma quinta pedagógica para continuarem a ser celebridades
Camila e os seus filhotes vão para uma quinta pedagógica para continuarem a ser celebridades FOTO: d.r.
A polémica instalou-se quando o CM deu a notícia de que Camila e os leitões corriam o risco de ser abatidos. “A Direcção-Geral de Veterinária estava com receio que não encontrássemos condições adequadas para os receber. É que todos os animais que saem de uma pecuária, de acordo com a lei, não entram mais, para evitar que tragam doenças. Por isso não a posso receber”, referiu Manuel António Veríssimo, o ainda dono de Camila.
“Os porquinhos e a mãe vão para uma quinta pedagógica ou temática, que reúna as condições necessárias para os manter. Não vão ser abatidos e podem ser visitados por quem muito bem entender e eu acredito que, depois do sucesso do programa, os portugueses vão querer ver a Camila e os filhotes de perto”, salientou.
Proprietário de uma suinicultura com cerca de dez mil porcos e uma fábrica de rações, na zona de Leiria, Manuel António Veríssimo, decidiu oferecer os animais à ‘Quinta’ e angariou entre os amigos, coelhos, galinhas, galos, patos e cabras. Faltavam-lhe ainda as vacas, que comprou por 360 euros.
“Achei que era engraçado entrar também na ‘Quinta’ para promover as minhas rações e escolhi a porca, que depois foi baptizada de Camila, por ser a mais mansa e sociável que tinha. Além disso é uma boa mãe e uma porca excepcional ”, acrescentou. Apesar de, feito um balanço por alto, ter gasto cerca de 7500 euros em rações, transportes e feno, Manuel António Veríssimo está disposto a repetir a façanha e oferecer os animais para a próxima edição da ‘Quinta das Celebridades’, em Março. “Isto foi mais uma brincadeira, mas estou disposto a voltar a encher a quinta de animais”, frisou.
Sandra Cóias, que no concurso aproveitou para promover os direitos dos animais, ficou feliz com a notícia. “É óptimo os bichinhos irem para uma quinta pedagógica. Eu própria também andava à procura de uma casa para a Camila e os bacorinhos”, salientou.
PAULA SURPREENDE JORGE
Jorge Monte Real e a sua inseparável Mini foram ontem ao programa ‘Você na TV’ (TVI), onde o empresário foi surpreendido com a entrada em estúdio de Paula Coelho. O Conde de Leça nunca escondeu que a ex-apresentadora do ‘Nutícias’ foi, juntamente com Castelo Branco e Frota, uma das pessoas que mais o marcou na ‘Quinta’.
Paula Coelho elogiou a prestação do Conde no ‘rurality show’, a quem considera “um senhor, apesar das atitudes, como correr atrás da porca com um pau ou fazer chichi atrás da árvore”, e adiantou que gostaria que “ele tivesse ficado em segundo lugar”. No entanto, a modelo refutou a possibilidade de os dois virem a ter um relacionamento amoroso, até porque o seu coração “tem dono”. Contudo, apressou-se a acrescentar: “Nunca se deve dizer nunca”.
FROTA JÁ ESCOLHEU PEÇA
Atílio Riccó, realizador de ‘Morangos com Açúcar’ (TVI) e amigo de Alexandre Frota, está a ultimar os preparativos para pôr em marcha o primeiro projecto do actor brasileiro em terras lusas: uma peça de teatro. Mas os projectos da dupla passam também pela TV, onde Frota pretende estrear uma série e um programa juvenil.
O actor e o realizador já escolheram a peça que pretendem estrear em breve. O encenador será Riccó e Alexandre Frota é, até agora, o único elemento certo no elenco. “O texto já foi escolhido, estamos apenas dependentes da cedência de direitos. Estamos a preparar um projecto para entregar a quem de direito para vermos a possibilidade de estrear também em televisão, mas ainda é cedo para falar sobre isso”, rematou.
Ver comentários