Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

“O meu pai está livre de perigo”

António Soares caiu empurrado pela multidão e foi atingido.
Helena Silva 16 de Julho de 2016 às 01:45
António Soares, 53 anos, português, é um dos feridos do ataque. Está hospitalizado na zona de Nice e livre de perigo
António Soares, 53 anos, português, é um dos feridos do ataque. Está hospitalizado na zona de Nice e livre de perigo FOTO: Olivier Anrigo / EPA
Ainda não eram dez da noite quando Mickael Soares, de 25 anos, recebeu o telefonema da mãe, que tinha ido passar uns dias a Nice, onde o pai, António Ribeiro Soares, de 53 anos, reside e trabalha há cinco anos. "‘Está tudo bem, está tudo bem’, disse-me ela. Mas eu ainda não sabia de nada porque a notícia ainda não tinha chegado a Portugal", conta ao CM. Soube, nesse telefonema, que o pai estava ferido numa perna e que um condutor tinha atirado um camião para cima das pessoas que assistiam aos festejos do Dia da Bastilha.

Ontem à tarde, Mickael, que reside na zona de Ourém, conseguiu falar com pai, ferido com gravidade numa perna e internado: "Está livre de perigo e estável. Estava para ser operado, mas, em princípio, não vai ser preciso porque, quando chegou, embutiram-lhe ferros na perna e será o suficiente."

Ladrilhador em Nice, António foi apanhado por uma das rodas do camião numa perna. Segundo o relato que fez ao filho, o português e a mulher tinham acabado de assistir ao fogo de artifício quando começaram os gritos. "Toda a gente estava em pânico, gritava e corria. O meu pai não percebia a razão e perdeu a minha mãe de vista e começou a procurá-la. A multidão empurrou-o, ele caiu ao chão e o camião apanhou-lhe uma perna", conta Mickael.

Entre as vítimas mortais está uma jovem de ascendência cabo-verdiana, de 25 anos. Nasceu em França. Na quinta-feira estava com os pais, irmão e primos a assistir aos festejos. Não sobreviveu ao ataque, enquanto os pais estão hospitalizados com ferimentos graves.
Mickael Soares Nice António Ribeiro Soares Portugal Dia da Bastilha Ourém ataques perigo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)