Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Obra começa segunda-feira

A nova Linha de Alta Tensão Portimão-Tunes a 400 KV vai mesmo avançar pelo chamado traçado sul contra os avisos de impacto arqueológico feitos pelo Instituto Português do Património Arquitectónico e a vontade dos habitantes de Vale Fuzeiros, no concelho de Silves, que hoje mesmo levam o seu protesto à porta do Governo Civil, em Faro.
23 de Maio de 2007 às 00:00
Habitantes de Vale Fuzeiros já realizaram várias manifestações
Habitantes de Vale Fuzeiros já realizaram várias manifestações FOTO: Rui Pando Gomes
A Rede Eléctrica Nacional (REN) informou, anteontem, a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines que as obras naquela divisão administrativa, no troço mais polémico da empreitada, começam já na próxima segunda-feira (dia 28). De acordo com o fax enviado, a empreitada fica concluída dia 30 de Dezembro.
A nova linha aérea de alta tensão vai reforçar a distribuição de energia eléctrica em todo o Algarve, com especial benefício para o Sotavento. O projecto tinha duas opções de traçado, tendo a REN optado por um que se sobrepõe, em Vale Fuzeiros, a património arqueológico e afecta um maior número (299) de proprietários.
A população local contesta a escolha e acusa a Câmara de Silves de falta de transparência no acompanhamento do projecto. Exemplo disso, como o CM noticiou em primeira mão, foi a publicação de editais pela câmara, em Abril, três meses depois de receber o ofício da Direcção-Geral de Geologia e Energia e depois de já estar esgotado o prazo para reclamações.
Cerca de 200 habitantes de Vale Fuzeiros manifestam-se, a partir das 15h00, no Governo Civil. O governador António Pina adiantou ao CM que está disponível para receber uma delegação de três elementos.
PORMENORES
PATRIMÓNIO
O IPPAR, no âmbito do estudo de impacte ambiental feito em 2005, indicou ser preferível o traçado norte, considerando a alternativa lesiva para sete locais arqueológicos.
SERVIÇOS
A Direcção-Geral de Geologia e Energia enviou o projecto para a Câmara de Silves em Abril de 2006. Houve pedidos de pareceres internos nesse Verão, mas a DGGE nunca recebeu uma resposta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)