Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Obra faz descargas diretas para a marina de Vilamoura

Ligação do interior do estaleiro do novo Centro de Congressos larga líquido castanho para o mar.
João Mira Godinho 14 de Março de 2017 às 08:31
Descarga foi feita diretamente para a água, com tubos que saíam do estaleiro do centro de congressos
Descarga foi feita diretamente para a água, com tubos que saíam do estaleiro do centro de congressos FOTO: Pedro Noel da Luz
A obra de construção do novo Centro de Congressos do Algarve, na Marina de Vilamoura, esteve a escoar um líquido sujo do estaleiro diretamente para o mar. A situação, que segundo testemunhas já tinha ocorrido com um tubo há uma semana, voltou a repetir-se ontem, com dois.

Tubos a saírem da obra, a descarregarem um líquido castanho e a deixarem uma longa mancha na água da Marina. Este era o cenário para os turistas que ontem de manhã passavam na estrada junto ao hotel Tivoli Marina de Vilamoura. Os tubos terminavam sobre as pedras que limitam a marina, com o líquido a escorrer, depois, para o mar, que ficava manchado de castanho.

"Há uma semana assisti ao mesmo espetáculo degradante, tendo-o comunicado a uma funcionária da Inframoura [empresa público-privada que gere Vilamoura], que me assegurou que ia comunicar à divisão de Ambiente. Hoje deparo–me com mais um tubo, noutra ponta do estaleiro. Ou seja, têm dois tubos a despejarem a céu aberto", denuncia um turista, que filmou as descargas e enviou os vídeos ao CM.

Ao CM, a Vilamoura World - empresa do fundo de investimento Lone Star que adquiriu a parte privada da Inframoura - disse acreditar que se tratou apenas de água com lama, pelo que não haverá qualquer perigo para a saúde pública. E, apesar de garantir que a situação iria ser resolvida, remeteu mais explicações para o grupo Tivoli. Este, também contactado pelo CM, não deu, em tempo útil, qualquer justificação para a situação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)