page view

Obra para evitar risco de colapso de túnel em Albufeira

Infraestrutura que transporta água de ribeira é antiga e apresenta sinais claros de degradação.

05 de fevereiro de 2018 às 08:41

A Câmara de Albufeira vai avançar com obras no túnel que transporta as águas da ribeira de Albufeira para o mar, dado que esta infraestrutura apresenta sinais de degradação e poderia ruir se não fosse reforçada. Ao mesmo tempo, estão já em curso sondagens para a construção de um novo túnel, com que se pretende resolver de vez o problema das cheias na baixa da cidade.

A carregar o vídeo ...

7 - Túnel Ribeira de Albufeura obras colapso

"O túnel existente já é antigo e, neste momento, tem de ser reforçado para evitar qualquer risco de colapso", explica ao CM Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira. O concurso da obra já foi lançado, estando previsto um investimento de 165 mil euros. O autarca adianta que, mesmo após a construção do novo túnel, o atual, será mantido para "a drenagem das águas de meia encosta".

Além disso, a autarquia já tem adjudicada a construção de "uma estação de bombagem na praça dos Pescadores para resolver os problemas mais usuais na baixa de Albufeira, o que vai envolver também a realização de obras na rua Cândido dos Reis e na avenida 25 de Abril". O investimento ronda um milhão de euros.

No que se refere ao novo túnel, vão avançar "as sondagens no terreno, para que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil possa elaborar o relatório que possibilite fazer o caderno de encargos o mais aproximadamente possível daquilo que é a realidade em obra".

O projeto está a cargo de Saldanha Matos, que é também responsável pelo plano de drenagem de Lisboa. O túnel vai custar "entre 12 e 15 milhões €", refere o autarca.

PORMENORES 

Dimensão

O novo túnel vai desviar os caudais da ribeira de Albufeira para o mar. A infraestrutura terá uma extensão de 1,4 quilómetros e irá desembocar nas proximidades do porto de abrigo.

Projetos

No decurso do corrente ano serão ainda desenvolvidos os projetos para mitigação do risco de inundações junto ao Inatel e o plano de monitorização e aviso do concelho de Albufeira.

Cheias em 2015

No dia 1 de novembro de 2015, a baixa da cidade de Albufeira ficou debaixo de água. As cheias registadas nesse dia provocaram prejuízos estimados em mais de 20 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8