Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Obras fecham igreja

A Igreja Matriz de Portimão vai ter de fechar para obras. O telhado deixa entrar água da chuva e a madeira dos altares está a desfazer-se. A intervenção custa 500 mil euros.
6 de Abril de 2010 às 00:30
Igreja Matriz vai ser alvo de obras de fundo a partir de Junho
Igreja Matriz vai ser alvo de obras de fundo a partir de Junho FOTO: Miguel Veterano Júnior

"As infiltrações de água deterioraram o forro de madeira e as próprias paredes", disse ao CM o padre Mário de Sousa. Numa zona da igreja, foi mesmo necessário colocar alguidares para recolher a água que cai do tecto. A solução do problema implica a substituição do telhados e do forro e a reparação das paredes.

As estruturas dos altares apresentam-se igualmente num estado lastimável. O caruncho, as térmitas e a formiga branca corroeram a madeira de tal modo que basta um simples toque de um dedo para esta se desfazer. Todas as estruturas terão de ser intervencionadas. Além de tudo isto, uma parede encontra-se desligada do resto do edifício, pelo que terão de ser colocados estiradores.

A obra, que contempla ainda a substituição dos sistemas eléctricos e de som, começa em Junho e prolonga-se por três a quatro meses. As cerimónias passarão para a Igreja do Colégio.

Segundo o padre Mário de Sousa, "o investimento é elevado, mas a comunidade tem sido generosa. Esperamos ainda colaboração da autarquia, para a reparação do telhado, e o apoio do tecido económico".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)