Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Odelouca vai encher

A Barragem de Odelouca está praticamente pronta para começar a armazenar água. Nesse sentido, o primeiro-ministro vai deslocar-se à albufeira no próximo dia 28, para carregar no botão que fecha as respectivas comportas.
20 de Agosto de 2009 às 00:30
As obras da barragem ficarão concluídas em Junho de 2010
As obras da barragem ficarão concluídas em Junho de 2010 FOTO: direitos reservados

A informação foi revelada pelo ministro do Ambiente, durante a visita que fez ao Algarve esta semana. Nunes Correia classificou o gesto de José Sócrates como "algo único", que dará início ao processo de armazenagem de água na barragem, cuja obra o governante diz estar a decorrer "a bom ritmo".

A porta-voz da Águas do Algarve confirmou a situação ao CM e garantiu que os trabalhos estarão concluídos em Junho de 2010, "com todos os prazos em dia". A construção da barragem representa um investimento de cerca de 53 milhões de euros e "sem ela, a Águas do Algarve não poderia assegurar o abastecimento de água para consumo na região, em especial nos anos de seca como foi o de 2005", adiantou Teresa Fernandes.

Trata-se da principal obra do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Barlavento Algarvio e a única ainda por concluir. Em caso de necessidade, poderá abastecer o Sotavento.

A albufeira, em construção na ribeira de Odelouca, a cerca de dois quilómetros a montante da confluência com a de Monchique e com uma bacia hidrográfica de 393 quilómetros quadrados, terá "uma capacidade útil de armazenamento de 134 milhões de m3 de água".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)