Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Oito cães mortos em lagoa de ETAR

GNR está a investigar macabro achado, ontem, em lagoa de depuração de Estação de Tratamento desativada. Há três anos ocorreu caso semelhante.
13 de Abril de 2014 às 13:27
Carcaças dos cães estavam a boiar numa lagoa de depuração no interior da ETAR desativada
Carcaças dos cães estavam a boiar numa lagoa de depuração no interior da ETAR desativada FOTO: Miguel Veterano

Os cadáveres de oito cães de médio porte foram ontem encontrados, em estado de putrefação, numa ETAR desativada perto de Pera, concelho de Silves. Esta foi a segunda vez que um caso deste género aconteceu na zona.

"Fiquei horrorizada, o meu chão afundou quando vi os corpos", contou ao CM Veneziana Carvalho, 43 anos, dona de dois dos cães, e que, com o marido, fez o macabro achado quando procurava os animais. "Eles desapareceram no dia 8 de março", acrescenta Veneziana, que desde então procurava pelos cães - por Armação de Pera, onde reside, e pelos terrenos à volta da localidade.

Anteontem, ouviram dizer que se sentia mau cheiro junto à antiga ETAR. Ontem, com Hélder Mimoso, dono de outro animal desaparecido de Armação de Pera, foram ao local e encontram as carcaças dos cães, a boiar numa lagoa de depuração. Além dos dois cães de Veneziana e do marido e do de Hélder, encontraram os cadáveres de cinco outros animais.

"Eles foram envenenados e trazidos para aqui", acredita Veneziana. Ainda abalada pela morte dos cães, a mulher recorda que há três anos aconteceu algo muito semelhante. "Na altura, foram encontrados mais de 20 cães mortos na ETAR", conta.

A GNR foi chamada e, no local, além de uma patrulha territorial, esteve uma equipa do Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA). Fonte do Comando Distrital disse ao CM que o caso está em investigação e os animais serão removidos com o auxílio da Câmara de Silves.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO DA CMTV

Silves cães morte lagoa ETAR putrefação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)