Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Oito vítimas sem dúvidas

Oito das dez jovens já identificadas como tendo sido vítimas do violador de Telheiras não tiveram dúvidas em reconhecer Henrique Sotero como o homem que as forçou a práticas sexuais. Outras duas jovens mostraram-se relutantes na identificação, mas a Polícia Judiciária de Lisboa continua a tentar recolher outros elementos de prova que auxiliem a investigação.
16 de Março de 2010 às 00:30
Henrique Sotero foi reconhecido por oito vítimas que não tiveram dúvidas em identificá-lo
Henrique Sotero foi reconhecido por oito vítimas que não tiveram dúvidas em identificá-lo FOTO: direitos reservados

O suspeito, por seu turno, encontra-se em prisão preventiva indiciado pelos dez crimes de abusos sexuais, a que acrescem outros tantos de roubos. Incorre numa pena elevada, que em cúmulo jurídico pode chegar à pena máxima.

Os exames laboratoriais que serão feitos aos vestígios recolhidos nos locais dos abusos, designadamente uma amostra de ADN, ainda deverão demorar. No entanto, dada a complexidade da investigação – por estar em causa um grande número de crimes e outras potenciais vítimas – o processo poderá ser declarado de especialmente complexo e o prazo da investigação poderá alargar até um ano.

Refira-se, ainda, que depois de Henrique Sotero ter confessado que já abusou de mais de 40 mulheres nos últimos dez anos, a Polícia Judiciária aguarda que outras vítimas reconheçam o violador. As autoridades acreditam que muitas não o fizeram ainda por medo ou vergonha, tal como aliás acontece numa larga percentagem de casos de abusos sexuais.

PORMENORES

Casa continua vazia

A casa de Massamá onde Henrique Sotero vivia com a namorada, Ana Filipa, continua deserta. Após a detenção do suspeito, a jovem optou por ir morar para casa dos pais.

Pais pouco vistos

"Desde que tudo aconteceu só vi a Luísa na rua uma vez. Ela e o marido não saem, talvez por vergonha do que aconteceu", disse ontem ao CM uma vizinha, referindo-se aos pais de Henrique.

Visitas amanhã na PJ

Henrique Sotero vai poder amanhã, durante uma hora, receber a visita dos familiares nos calabouços da PJ.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)