Fernanda Monteiro, de 34 anos, ainda não tinha recuperado do choque do embate do jipe do marido, Joaquim Monteiro, no ligeiro que conduzia, quando ficou em chamas. "Estava de costas para ele, debruçada sobre o carro, e nem me apercebi que fui regada com gasolina. Senti calor e quando olhei para trás estava toda em chamas. Tinha o cabelo e o casaco a arder", contou a vítima ao colectivo de juízes que julga o marido, de 39 anos, por tentativa de homicídio qualificado.
Fernanda Monteiro ainda correu para "tentar apagar" o fogo e foi salva por um condutor que "abafou as chamas com um cachecol". O momento em que Joaquim Monteiro pegou fogo à mulher foi testemunhado por outros condutores. "Ele tirou uma garrafa de plástico do bolso e esguichou gasolina para cima da dona Fernanda e acendeu o fogo com um isqueiro", recordou uma testemunha. Depois esperou pela GNR.
Ontem, o arguido recusou prestar declarações, mas a irmã lembrou como ficou "transtornado" ao confirmar que a mulher tinha um novo companheiro. Antes de saber, ainda a tentou reconquistar com um anel em ouro.