Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Onda gigante faz três feridos

Três mulheres, uma delas grávida, sofreram ferimentos após uma onda gigante ter galgado um paredão na Foz do Porto, ontem à tarde. A força das águas arrastou várias vigas de madeira, utilizadas como passadiço, projectando-as para cima de seis carros.
10 de Outubro de 2010 às 00:30
Dezenas de populares retiraram ontem da água os tacos de madeira que a força do mar arrancou da areia
Dezenas de populares retiraram ontem da água os tacos de madeira que a força do mar arrancou da areia FOTO: Nuno Fernandes Veiga

"As pessoas estavam a ver a agitação do mar, e de repente veio uma onda gigante e eu só ouvi muitos gritos. Escondi-me logo, e quando me levantei vi pessoas debaixo dos carros. Uma delas tinha sangue na cara", explicou ao CM João Santos, assador de castanhas.

"A seguir àquela, ainda vieram mais três ou quatro ondas, mas de menor dimensão. Fiquei com o carvão todo estragado e com o vidro da frente do carro todo partido. Foi horrível", acrescentou a testemunha.

Entre sexta-feira e ontem foram registadas mais de 1110 ocorrências em todo o País, entre as quais 702 inundações e 219 quedas de árvores. Em Escabralhado, Sabugal, a chuva e o vento forte causaram a queda do telhado de uma habitação, obrigando ao realojamento do único morador. A queda de pedras na linha da Beira Baixa provocou atrasos de duas horas nos comboios e a marginal de Buarcos (Figueira da Foz) foi cortada ao trânsito devido ao galgar do mar. As esplanadas da praia de Carcavelos, Cascais, e alguns bares no Furadouro, em Ovar, foram inundados.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)