Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Ondas com sete metros ameaçam costa

Ondas gigantes com sete metros de altura estão previstas para a madrugada de amanhã entre a praia de Pedrógão (concelho de Leiria) e Peniche. A época das marés vivas, que começou com a preia-mar de ontem, é caracterizada por marés-altas de maior duração que elevam o risco de avanço do mar em zonas sob forte ameaçada como a Costa de Caparica, Esposende ou Esmoriz.
19 de Março de 2007 às 00:54
Segundo o Instituto de Meteorologia, a ondulação deverá atingir esta noite a Costa Ocidental a norte do Cabo Carvoeiro, com ondas de seis metros.
As previsões do organismo norte-americano National Center for Environmental Prediction indicam que vagas com ondas com mais de seis metros serão também registadas na terça-feira de madrugada e de manhã também na Linha do Estoril, onde pelas 06h00 na praia do Guincho, Cascais e Oeiras estão previstas ondas de 6,4 m.
Na Ericeira as ondas deverão atingir os 6,5 metros. Valor também indicado para a Costa de Caparica, Sesimbra e Tróia.
Mais a Norte as previsões referem cinco metros na Figueira da Foz, em Afife e Âncora. Estas indicações podem ser consultadas no endereço da internet www.windguru.com.
As marés vivas previstas poderão ser mais fortes do que o habitual por estarem conjugadas com a fase de Lua Nova e o equinócio de Primavera. Entretanto, na Costa de Caparica a Protecção Civil mantém uma máquina para desassorear a vala contígua ao Clube de Campismo de Lisboa (CCL).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)