Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Ondas destroem cinco casas na Fuseta (COM VÍDEO)

A ondulação com cerca de cinco metros de altura aliada às marés vivas provocou esta madrugada a destruição de cinco casas na ilha da Fuseta e parte do cordão dunar na ilha de Faro, levando ao corte de trânsito.
16 de Fevereiro de 2010 às 13:27
Ondas destroem cinco casas na Fuseta (COM VÍDEO)
Ondas destroem cinco casas na Fuseta (COM VÍDEO) FOTO: DR

Fonte da Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARHA) disse à agência Lusa que cinco casas na ilha da Fuseta 'foram total ou parcialmente destruídas esta noite, mas não há nenhuma vítima a registar'.  

Segundo Sebastião Teixeira, geólogo da ARHA, com a destruição destas cinco casas, são já dez as habitações destruídas em dois dias.  

O comandante da Polícia Marítima, Marques Ferreira, explicou que, cerca  das 04h00 desta terça-feira, ocorreu uma forte ondulação de sudoeste, com cinco metros de altura, e uma preia-mar de marés vivas que fez com que o mar galgasse  a duna e as areias invadissem a área urbana do lado nascente da praia de Faro.  

Marques Ferreira acrescentou à Lusa que a estrada teve de ser cortada ao trânsito e que a Câmara de Faro e a Polícia Marítima estão a remover  pedras, pedregulhos e areia com retroescavadoras.  

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, estimou que 'se não houver mais marés vivas, a situação pode voltar à normalidade'. No entanto, refere, 'estamos a sofrer as consequências de urbanização anárquica do cordão dunar desde há 50 anos'. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)