Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Turista preso em gruta do Algarve

Argentino de 28 anos teve de ser resgatado pelo salva-vidas de Ferragudo.
José Carlos Eusébio e Rui Pando Gomes 23 de Outubro de 2016 às 01:45
Turista preso em gruta do Algarve
Apesar da forte agitação marítima, o turista argentino, de 28 anos, decidiu lançar-se à água e nadar até à gruta de Benagil, em Lagoa, que só tem acesso por mar. Já não conseguiu sair e acabou por ser salvo pela embarcação salva-vidas de Ferragudo.

O alerta foi dado pelas 13h36 de ontem. A Capitania do Porto de Portimão fez de imediato deslocar para o local a equipa do salva-vidas, que está em prontidão devido ao agravamento das condições do mar. Um elemento da tripulação nadou até ao turista dentro da gruta e, com recurso a uma boia, conduziu o homem até à embarcação que se encontrava ao largo da costa. O salvamento foi concluído com sucesso pelas 14h50.

Além da embarcação salva- -vidas, foi empenhada, por terra, uma equipa da Polícia Marítima. O turista argentino sofreu apenas pequenas escoriações. A gruta de Benagil é um dos ex-líbris do concelho de Lagoa e, nos últimos meses, tem sido palco de um grande número de salvamentos de pessoas que nadam ou vão de barco até ao local e depois já não conseguem sair do interior.

Das várias situações registadas, destaque para o resgate de seis turistas holandeses - um homem, uma mulher e três adolescentes -, no dia 7 de agosto. O ato levou a que, já este mês, a tripulação do salva-vidas de Ferragudo tenha sido distinguida pelo Instituto de Socorros a Náufragos com a Medalha de Coragem, Abnegação e Humanidade (prata).
Lagoa Porto de Portimão Polícia Marítima Benagil Ferragudo Instituto de Socorros a Náufragos
Ver comentários