Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Operação caça cópias ilegais

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve ontem três pessoas por usurpação de direitos de autor e apreendeu 145 mil euros em material contrafeito, na maioria filmes em DVD, numa operação realizada no mercado da Confeiteira, mais conhecido por mercado da Xepa, situado junto ao bairro da Bela Vista, em Setúbal.
5 de Março de 2007 às 00:00
A acção contou com 30 inspectores e 20 elementos da PSP de Setúbal
A acção contou com 30 inspectores e 20 elementos da PSP de Setúbal FOTO: Imagem SIC
Segundo Manuel Laje, porta-voz da ASAE, na operação de fiscalização a um total de 120 comerciantes, que decorreu entre as 10h30 e as 11h00, foram instaurados 14 processos-crime, sendo 12 por usurpação de direitos de autor, um por contrafacção e outro por contrafacção e usurpação de direitos de autor.
Foram apreendidos mais de seis mil DVD e CD e cerca de 150 peças de vestuário contrafeito, nomeadamente camisolas, pólos, camisas e cintos. Entre as apreensões contam-se igualmente alguns ténis e malas.
A operação foi realizada por 30 inspectores da ASAE, que contaram com o apoio de 20 elementos da PSP de Setúbal, os quais asseguraram a segurança do perímetro.
O presidente da ASAE, António Nunes, explicou que a rapidez com que este tipo de operação se realiza é preponderante, não só por razões de segurança, mas também para evitar quaisquer tipos de fuga. Foi por estas razões que os inspectores passaram o mercado a pente fino em cerca de 30 minutos.
Segundo António Nunes as apreensões efectuadas nos primeiros dois meses deste ano, só em feiras e mercados, atingiram 1,322 milhões de euros, um pouco mais do que o valor total do ano passado, de 1,316 milhões de euros.
No total, as apreensões da ASAE já ultrapassaram este ano os 35 milhões de euros, em perto de 300 operações de fiscalização económica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)