Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

'OPERAÇÃO COELHO'

O Instituto de Conservação da Natureza (ICN) iniciou ontem as operações de salvamento dos coelhos em risco nas ilhas da albufeira de Alqueva, informou a directora do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG).
12 de Março de 2003 às 00:00
Ana Zúquete adiantou que vão estar no terreno, por tempo ainda indeterminado, três técnicos do PNVG, organismo dependente do ICN, e dois da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva).

"A equipa vai deslocar-se às ilhas da albufeira para capturar o maior número de coelhos possível", disse a directora do Parque.

A directora do PNVG explicou que os coelhos, depois de vacinados e desparasitados, servirão para reprodução em cativeiro, tendo em conta a necessidade de repovoamento da zona envolvente da albufeira de Alqueva.

A Federação Nacional de Caçadores e Proprietários denunciou a morte por afogamento de centenas de coelhos devido ao enchimento da albufeira e ao abandono de muitos outros nas ilhas entretanto formadas.

"Esta situação chegou ao nosso conhecimento no final da semana passada e a CAAIA (Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos Ambientais) já foi alertada” adiantou Ana Zúquete.
A directora do Parque salientou, ainda, não ser da competência do ICN fazer esta operação nas ilhas, até por que não se trata de uma espécie protegida, mas é uma questão de consciência".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)