page view

Joaquim Couto renuncia à presidência da Câmara de Santo Tirso

Autarca detido no âmbito da Operação Teia deixa ainda a todos os cargos públicos e privados de forma imediata.

02 de junho de 2019 às 21:16

Joaquim Couto, presidente da autarquia de Santo Tirso, renunciou, este domingo, à Câmara e a todos os cargos públicos e privados de forma imediata, apurou o Correio da Manhã.

O autarca, um dos arguidos detidos no âmbito da Operação Teia, deixa assim, além da Câmara, a presidência da Associação de Municípios do Vale do Ave e os cargos partidários do PS.

Nuno Brandão, advogado de Couto, referiu que esta decisão surge pelo facto do arguido entender "não estar em condições de exercer estes cargos para proteção dos próprios munícipes de Santo Tirso".

"Decidiu também pôr termo a todos os cargos públicos com efeito imediato e também políticos que tem no Partido Socialista, sendo esta uma decisão que foi tomada de forma consciente", referiu ainda Nuno Brandão.

Entende o autarca, citado pelo advogado, que esta "decisão visa que possa defender-se sem os constrangimentos que adviriam de ser o presidente da câmara e titular de outros cargos".

Eleito pela primeira vez como presidente da Câmara de Santo Tirso em 1982, Couto foi sucessivamente reeleito até 1999. No segundo Governo de António Guterres, foi nomeado governador civil do Porto, mantendo-se nesse posto até 2002.

Em 2013, voltou a candidatar-se e a ganhar a liderança da autarquia de Santo Tirso, tendo sido reeleito quatro anos mais tarde.

No âmbito da Operação Teia, o Ministério Público pediu prisão preventiva para Joaquim Couto e a mulher, a empresária Manuela Couto, os principais visadas pelo procurador, que pede ainda a prisão domiciliária - obrigação de permanência na residência com pulseira eletrónica - para Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos.Laranja Pontes, presidente do IPO do Porto, saiu em liberdade.

O anúncio das medidas de coação será feito na segunda-feira às 14h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8