Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Ordem dos Advogados pronuncia-se sobre vídeo de jovem espancada

O Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados está indignado com a forma como a comunicação social tem divulgado um vídeo que mostra uma rapariga a ser agredida por outras duas e diz estar à disposição da vítima.
26 de Maio de 2011 às 12:55
O Conselho Distrital da Ordem dos Advogados diz estar à disposição da vítima
O Conselho Distrital da Ordem dos Advogados diz estar à disposição da vítima FOTO: D.R.

Em comunicado, o Conselho Distrital (CD) da Ordem dos Advogados refere que "está a ser objecto de ampla divulgação nos meios de comunicação social um vídeo cujo conteúdo é brutal e profundamente chocante a diversos níveis" e aponta o dedo aos órgãos informativos pela forma como o têm divulgado.

O vídeo, que já foi retirado da página do Facebook, mostra duas jovens a agredirem uma terceira à chapada e ao pontapé perante a passividade de outros adolescentes.

A vítima chega mesmo a ser deitada ao chão e aí são-lhe dados pontapés em várias partes do corpo, incluindo na cabeça.

"A divulgação, pública e reiterada, pela comunicação social, de uma filmagem em que uma menor é brutalmente espancada por duas outras perante a passividade - e até o incitamento - dos restantes circunstantes é merecedora de um indignado comentário do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados por ser atentatória dos Direitos Humanos", lê-se no comunicado.

Na opinião do CD de Lisboa, se, por um lado, o acontecimento em si poderia ter sido noticiado "numa óptica de pedagogia", por outro, "o sensacionalismo a ela associado poderia e deveria ser evitado".

O Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados diz estar à disposição da vítima para "a acompanhar em tudo aquilo que possa necessitar para que lhe seja feita justiça" e estranha que a Procuradoria Geral da República tenha dito não ter meios para investigar este tipo de casos.

conselho distrital da ordem dos advogados sensacionalismo violênciavídeo com agressões crianças espancamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)