page view

Canil da Aroeira em risco

Proprietário pretende dar um outro destino ao espaço.

16 de abril de 2016 às 08:27

O canil da Aroeira terá de abandonar o terreno onde está instalado, devido à decisão do proprietário de dar um outro destino ao espaço. Em risco está o futuro de 240 animais que foram abandonados no concelho de Almada nos últimos anos. A presidente da Associação Os Amigos dos Animais de Almada, Helena Mascarenhas, confirma a decisão do proprietário. E embora afirme que "não foi estabelecido um prazo para sair", acrescenta que "é necessária um solução que garanta qualidade de vida para os animais".

Na tentativa de encontrar uma nova casa para os 240 cães, Helena Mascarenhas diz que "decorrem há já alguns anos negociações com a Câmara de Almada, mas até agora não foi encontrada qualquer solução".

A autarquia explica que "foi identificado um terreno municipal na zona das Quintinhas, na Charneca de Caparica, que teria algumas condições de dar resposta". Contudo, "foi um primeiro contacto exploratório que terá de ter desenvolvimentos", referiu fonte da Câmara Municipal de Almada.

Segundo a mesma fonte, a autarquia está "empenhada na resolução do problema existente no canil da Aroeira", mas reconhece que "não é de fácil resolução". Há 17 anos sem alternativa para sair da Aroeira, a presidente da associação explica que, embora o canil viva com dificuldades, "a população é solidária". Helena Mascarenhas lamenta, contudo, o elevado número de cães que continuam a ser abandonados. "Conseguimos fazer adoções, mas a verdade é que os abandonos continuam a ser superiores."

Uma outra preocupação da associação é a castração. "É um problema existente, sobretudo, com as cadelas abandonadas. Recebemos as ninhadas, mas com a condição de que a mãe seja também entregue para ser castrada", explica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8