Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Ota: Proprietários já podem construir

Os proprietários de terrenos na zona da Ota, que durante 10 anos não puderam fazer qualquer uso do solo por estar reservado para o novo aeroporto da região de Lisboa, podem, a partir de hoje, reabrir os processos de construção na Câmara de Alenquer.
27 de Agosto de 2008 às 12:25
Ota: Proprietários já podem construir
Ota: Proprietários já podem construir FOTO: Carlos Barroso

A lei em vigor desde 1999, que impedia o uso do solo na zona prevista para a construção do novo aeroporto, foi revogada e publicada hoje em 'Diário da República'. O presidente da Câmara de Alenquer, Álvaro Pedro, adiantou que já existem condições para passar licenças, no entanto não avançou com o número de lesados pelas medidas preventivas decretadas pelo Governo. 

Em Janeiro, o Governo decidiu optou por localizar o novo aeroporto na zona do Campo de Tiro de Alcochete, abandonando a localização na Ota, 50 quilómetros a Norte de Lisboa. Devido a esta decisão, o Executivo decidiu elaborar, em conjunto com os municípios afectados, um “plano de acção” com o objectivo de minimizar os impactos negativos da não construção do aeroporto na Ota, plano que ficou concluído no final de Julho e deverá ser aprovado amanhã (quinta-feira) em Conselho de Ministros.

Ver comentários