Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Pacto de morte mantém mistério

Aires Ferreira e a ex-mulher estavam doentes e enfrentavam ambos uma depressão. Antigo autarca viu os amigos afastarem-se após sair da câmara.
7 de Junho de 2014 às 20:45
Aires Ferreira e Alice Brito estavam doentes e sofriam de depressão. Casal foi encontrado morto na terça-feira na casa de Alice
Aires Ferreira e Alice Brito estavam doentes e sofriam de depressão. Casal foi encontrado morto na terça-feira na casa de Alice FOTO: Eduardo Martins

Aires Ferreira e Alice Brito estavam doentes. O ex-autarca de Torre de Moncorvo, que durante 28 anos liderou os destinos da câmara, e a ex-mulher sofriam ainda de uma depressão. Afastados dos círculos de poder, rapidamente perceberam que muitos dos amigos de longa data tinham desaparecido. Estes factos são apontados nas cartas que o ex-casal – encontrado morto na terça-feira – deixou. Mas as verdadeiras razões que os levaram a fazer um pacto de morte serão sempre um mistério.

Aires Ferreira, diz quem o conhecia, era "um político à moda antiga". De uma integridade acima da média, não fez fortuna na política. Na segunda-feira, ao que tudo indica, por volta da hora de jantar, Aires, de 59 anos, e Alice, de 55, decidiram terminar com a vida. Na cozinha, ele deu-lhe um tiro na cabeça e depois sentou-se e disparou contra si próprio. Numa das mesas da casa de Alice estava uma carta. A mulher dizia que tinha sido uma decisão de ambos.

Na casa de Aires estava outra carta, dirigida à secretária, onde aquele explicava também que o suicídio era uma decisão consciente. Dizia que as doenças de ambos lhes iriam limitar a vida para além do que achavam razoável. Tinham problemas cancerígenas e doenças crónicas.

As autópsias realizadas ao casal confirmaram ter-se tratado de um homicídio seguido de suicídio. Não foram realizados mais exames para apurar o estado de saúde do ex-casal porque a lei não o permite. As autópsias apenas serviram para se confirmar que morreram baleados.

Torre de Moncorvo mistério Aires Ferreira Alice Brito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)