page view

Padre exorcista julgado por violação cinco anos após ser detido

Tribunal de Vila Real agendou, esta sexta-feira, a primeira audiência para 12 de maio. Humberto Gama responde por quatro crimes.

21 de fevereiro de 2026 às 01:30

O Tribunal de Vila Real agendou, esta sexta-feira, para 12 de maio o início do julgamento de Humberto Gama, de 86 anos, conhecido por padre exorcista, que foi detido há mais de cinco anos por suspeitas de ter violado e burlado uma mulher de 47 anos, durante um exorcismo, no seu consultório, em Murça.

Humberto Gama, que esteve quatro meses em prisão preventiva, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, foi acusado dos crimes de burla qualificada, usurpação de funções na forma continuada, violação e coação sexual em setembro de 2023, mas o processo não avançou logo para julgamento por o arguido ter pedido a abertura da instrução, que só ficou concluída em outubro do ano passado, tendo a pronúncia mantido a acusação do Ministério Público.

Segundo a acusação, Humberto Gama continua a apresentar-se e a vestir-se como padre e como exorcista pertencente à Igreja Católica, apesar de ter sido expulso como sacerdote desde meados de 1979. Exerce a atividade no consultório instalado na sua residência, onde além de exorcismos faz aconselhamento e orientação espiritual. Foi aí que recebeu as vítimas, duas mulheres, de quem abusou sexualmente.

Uma das mulheres foi colocada "num estado como que de inconsciência, retirando-lhe desse modo toda a capacidade de reação", enquanto a outra foi constrangida a "suportar contactos forçados no seu corpo".

Humberto Gama já tinha sido detido outra vez, por crimes semelhantes praticados no consultório perto de Fátima, mas o processo acabou por ser arquivado pelo juiz de instrução.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8