Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Padre preso pela GNR

Um padre de 78 anos foi detido em Argoncilhe, Santa Maria da Feira, depois de ter desobedecido às ordens da GNR e furado uma barreira que impedia o acesso a uma estrada onde decorria uma prova de atletismo para crianças.
8 de Novembro de 2005 às 00:00
Ao que o CM apurou, o sacerdote por pouco não atropelou um jovem atleta e, quando travado, resistiu à detenção.
João Bastos, um padre sem paróquia, mas que habitualmente celebra missa ao domingo em Argoncilhe, dirigia-se anteontem para a igreja quando se deparou com a estrada cortada pela GNR. Alegando estar em “cima da hora” para a celebração das 11h00, não acatou a ordem das autoridades e arrancou com o carro.
Movida perseguição ao sacerdote, os cinco militares conseguiram então fazer parar o Mercedes. Perante a recusa do condutor em sair, os agentes “arrancaram-no” do automóvel. O padre foi conduzido ao posto policial e libertado pouco depois.
O CM tentou ouvir o padre João Bastos, mas este esteve ausente por motivos de saúde. No entanto, Manuel Resende, o pároco de Argoncilhe, contou que o colega chegou à igreja cerca do meio-dia, “completamente transtornado, dizendo que tinha sido empurrado e pontapeado pela Guarda”.
A GNR nega qualquer tipo de agressão ao sacerdote, garantindo que “foi usada a força, proporcional e necessária para levar a efeito a detenção”, segundo o comandante do Destacamento Territorial da GNR de S. João da Madeira, Silva Caldeira.
PORMENORES
DETENÇÃO
Os cinco militares da GNR, de serviço à prova desportiva, tiveram de barrar o caminho ao carro do padre e obrigá-lo a sair da viatura, detendo-o por desobediência à autoridade.
VERSÃO
O sacerdote João Bastos alega que foi empurrado e pontapeado pela GNR, mas admite ter passado a barreira porque estava com pressa para o serviço religioso das 11h00.
DEFESA
Para o pároco de Argoncilhe, João Bastos “é uma pessoa calma com quem se chega facilmente ao diálogo”. Foi durante anos assistente religioso da cadeia de Moçambique.
Ver comentários