Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Padre suspenso por relação com catequista menor em Vila Real

Sacerdote começou caso quando a jovem tinha apenas 14 anos.
Secundino Cunha 15 de Março de 2019 às 08:39
A carregar o vídeo ...
Sacerdote começou caso quando a jovem tinha apenas 14 anos.
O bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, suspendeu o padre Heitor Antunes, que se envolveu com uma catequista quando esta ainda era menor de idade e com quem acabou por, anos mais tarde, ter um filho.

O sacerdote encontra-se a exercer funções numa comunidade de emigrantes portugueses no Canadá e, segundo apurou esta quinta-feira o CM junto de fonte da diocese de Vila Real, tem de regressar rapidamente a Portugal. Mesmo assim, terá algum tempo para se organizar, prevendo-se que a chegada aconteça depois da Páscoa.

O padre está agora, ao abrigo da suspensão decretada, proibido de celebrar missas e sacramentos. Ao mesmo tempo, decorre uma investigação interna da diocese ao caso. A relação do sacerdote com a jovem catequista terá começado quando esta tinha apenas 14 anos, mas já seria adulta quando engravidou.

O bebé foi perfilhado pelo padre Heitor Antunes, que assumiu a paternidade da criança. Terá sido esta relação que levou a que fosse destacado, há vários anos, para o Canadá. No campo cível não se levantam questões, pois o suposto crime, ocorrido há mais de 15 anos, já prescreveu.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)