Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Paga 3900 euros por queda de drone na pista do aeroporto de Lisboa

Aparelho caiu e encerrou espaço aéreo durante 8 minutos.
João Tavares 9 de Fevereiro de 2019 às 10:15
Drone
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa
Drone
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa
Drone
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa
Pretendia fazer um filme promocional para uma agência imobiliária e por isso decidiu usar o drone para captar algumas filmagens junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Uma violação da lei que lhe saiu cara: o drone acabou por cair em plena pista, o espaço aéreo foi encerrado durante oito minutos e o homem foi agora condenado a pagar 3900 euros de multa.

Este foi apenas um dos 59 incidentes com drones registados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil ao longo do ano passado: o caso ocorreu a 20 de agosto, tendo as autoridades identificado e constituído arguido o proprietário do aparelho – que ainda pode recorrer desta multa – no dia seguinte.

O fotógrafo profissional, que já foi notificado, "violou as regras do ar, nos termos do Decreto-Lei n.º 163/2015, conjugado com o Decreto-Lei n.º 10/2004, que estabelece o regime das contraordenações aeronáuticas civis".

O regulamento proíbe o voo de drones a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem dos aeroportos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)