Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Pagamentos suspeitos do Lena a brasileiro

Ministério Público levantou sigilo bancário a empresa do sobrinho de Lula da Silva.
Ana Luísa Nascimento e Eduardo Dâmaso(eduardodamaso@sabado.cofina.pt) 14 de Outubro de 2016 às 01:45
Pagamentos suspeitos do Lena a brasileiro
Os investigadores da Operação Marquês determinaram a quebra do sigilo bancário da empresa Exergia, que tem como um dos sócios o sobrinho do ex-presidente brasileiro Lula da Silva, Taiguara Rodrigues dos Santos, ambos já acusados no Brasil por corrupção. Em causa estão pagamentos realizados pelo Grupo Lena à Exergia.

Esta é mais uma das ligações entre os dois processos mais mediáticos dos dois lados do Atlântico, que envolvem os amigos José Sócrates e Lula da Silva – operações Marquês e Lava Jato, respetivamente. O ex-presidente brasileiro é suspeito de ter favorecido a empresa do sobrinho e de ter recebido luvas da Odebrecht, a mesma construtora que pagou a sua viagem a Portugal para apresentar o livro de José Sócrates, em 2013. A Exergia tem uma filial em Portugal, liderada por João Pinto Germano, que foi advogado de António José Morais, antigo professor de Sócrates na Univ. Independente.

Em Portugal, o Ministério Público detetou pagamentos do Grupo Lena à Exergia, supostamente relacionados com a realização de obras no estrangeiro. No entanto, a investigação tem dúvidas sobre o destino dos montantes, suspeitando de que se trate do pagamento de luvas, pelo que levantou o sigilo bancário e fiscal.

Conselho abre inquérito após queixa 
O Conselho Superior da Magistratura decidiu abrir um inquérito à queixa apresentada por José Sócrates contra o juiz Carlos Alexandre, na sequência da entrevista do magistrado à SIC, a 7 de setembro. Só após este inquérito, o órgão de gestão e disciplina dos juízes decide se abre um processo disciplinar. Esta decisão surge após o Tribunal da Relação ter decidido não afastar Carlos Alexandre da Operação Marquês, indeferindo o incidente de recusa apresentado pela defesa do ex-primeiro-ministro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)