Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Pais de Maddie em Madrid

Os pais de Madeleine estão hoje em Madrid, onde vão falar com o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, que quer conhecer “em primeira mão” o caso da menina desaparecida da Praia da Luz, bem como os esforços que estão a ser feitos para a localizar.
1 de Junho de 2007 às 00:00
Casal e os filhos gémeos pouco antes da viagem de 24 horas dos pais a Madrid
Casal e os filhos gémeos pouco antes da viagem de 24 horas dos pais a Madrid FOTO: Nacho Doce, Reuters
Em mais uma acção de campanha para manter as atenções do público focadas no desaparecimento da filha, Kate e Gerry McCann têm ainda agendados encontros com a embaixadora do Reino Unido em Espanha, Denise Holt, bem como com a Comunicação Social e associações locais ligadas à protecção infantil e ao combate contra a pedofilia e o tráfico de crianças.
Os McCann, recém-chegados do Vaticano, onde estiveram com o Papa, deixaram a Praia da Luz às 16h00 de ontem, num táxi turístico, em direcção ao Aeroporto de Lisboa, onde apanharam um voo comercial para Madrid, às 20h25. Na mão, Kate levava Cuddly Kat, o peluche cor de rosa de Madeleine, do qual nunca mais se separou desde o desaparecimento da filha, a 3 de Maio. As fitas amarela e verde – símbolos de esperança –, que Kate costuma usar no cabelo, estavam desta vez presas ao cinto.
O casal regressa ainda hoje ao Algarve, onde os gémeos Sean e Amelie ficaram entregues a familiares.
A escolha de Madrid deveu-se não só a razões de proximidade geográfica mas também ao facto de ser a capital de um país “com muito turismo”, esclareceu ontem Clarence Mitchell, o porta-voz dos McCann enviado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, que os acompanha, bem como quatro jornalistas ingleses e um fotógrafo.
No fim-de-semana, Kate e Gerry tencionam ficar na Praia da Luz com a família.
A meio da próxima semana retomam a campanha, que os levará até Berlim e Amsterdão. A deslocação está já a ser preparada, tendo Kate e Gerry sido ontem de manhã entrevistados, no Ocean Club, por uma televisão e um jornal alemães. Segundo Clarence Mitchell, “o casal está a equacionar fazer estas duas visitas numa única viagem”. Será a primeira vez que os McCann deixam a Praia da Luz por mais de dois dias consecutivos, desde o rapto.
Para esta deslocação, os McCann admitem voltar a utilizar um jacto particular, que, aliás, “já lhes foi disponibilizado por uma companhia privada de aviação”, revelou o porta-voz. Segue-se Marrocos.
AUSÊNCIAS PODEM SER ÚTEIS À JUDICIÁRIA
As consequências da exposição mediática em torno do rapto de Madeleine “vão ter de ser alvo de reflexão”, disse ao CM fonte próxima da investigação. Os pais da menina querem manter as atenções focadas no caso e vão continuar a fazer viagens para divulgar o desaparecimento de Madeleine. As ausências podem ser úteis à Polícia Judiciária.
Anteontem, quando as câmaras apontavam ao Vaticano, os inspectores, cerca das 13h00, tocaram à porta de vizinhos de Sergey Malinka, o russo amigo de Robert Murat – único arguido no caso. A PJ queria saber quem morava nas casas, o que faziam e qual o número de telefone da residência. O objectivo seria despistar eventuais listagens de telefonemas já na posse dos investigadores.
PORMENORES
MÉDIUM
A mais famosa médium britânica, Diane Lazarus, não se apresentou à família McCann ou à GNR na Praia da Luz. O jornal inglês ‘The Sun’ noticiara que a médium tinha viajado para o Algarve para ajudar nas buscas por Madeleine.
RITUAL
Os profissionais presentes no Encontro Oculto que decorre no Alvaláxia Shopping, em Lisboa, realizam esta noite um ritual pelo aparecimento de Madeleine. Depois, mestre Alves vai fazer magia negra no mar, para que os raptores se entreguem às autoridades.
MEIO MILHÃO
O fundo Madeleine atingiu 374 353 libras (551 143 euros) em 15 dias. O site www.findmadeleine.com, criado no passado dia 16 para recolher donativos e divulgar informação, já registou mais de 142 milhões ‘page views’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)