Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Suspenso professor acusado de agredir dois alunos durante aula em escola de Alvalade

Associação de Encarregados de Educação diz que escola confirma que docente "agrediu física e verbalmente um aluno no decorrer de uma aula".
Cátia Andrea Costa / SÁBADO 21 de Outubro de 2019 às 18:42
Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa
Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa

O Ministério da Educação anunciou que o professor acusado de agredir dois alunos do 8º ano, durante uma aula, na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, já foi afastado. Em comunicado enviado à Revista Sábado, o ME explicou que "foi instaurado um processo disciplinar a este professor contratado, que foi de imediato suspenso do exercício de funções, em todos os estabelecimentos de ensino onde lecionava".

A tutela revelou ainda que o caso está entregue às autoridades e que o ministério de Tiago Brandão Rodrigues "já disponibilizou todo o apoio necessário" à referida comunidade educativa.

O "afastamento do professor" já tinha sido exigido pela Associação de Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, num comunicado onde revelou que o incidente ocorreu esta segunda-feira, primeiro dia de aulas do docente, "contratado para um horário de seis horas".

Segundo a APEE/RAINHA, que reuniu com a diretora do agrupamento, o professor "agrediu física e verbalmente um aluno no decorrer de uma aula, com enorme violência, de acordo com o testemunho da vítima e dos seus colegas". A PSP deslocou-se ao local, tendo ouvido o aluno alvo das agressões e outros colegas como testemunha e tendo registado as lesões do jovem, que foi acompanhado pela mãe para o hospital. O docente, continua o comunicado, "foi identificado pela diretora do agrupamento e terá sido já ouvido pela PSP". 

"Perante estes factos, confirmados pela escola, a APEE/RAINHA repudia a atuação do professor e considera não haver nenhum argumento que justifique o uso de violência física e verbal por parte de um docente em sala de aula", acrescentou a associação de pais, reforçando: "Numa escola onde a violência tem estado ausente, é com grande preocupação que a associação de pais vê um episódio violento e inadmissível acontecer dentro de uma sala de aula."

Também o serviço de psicologia e orientação da escola está a acompanhar os alunos e a turma.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)