Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Palácio da Justiça de Santa Maria da Feira alvo de vandalismo

Feirenses criticam vandalismo. Autarca da Feira diz que o edifício vai ser reabilitado
José António Pereira 2 de Novembro de 2014 às 20:28
Manuel Teixeira conta que todos os dias o Palácio da Justiça de Santa Maria da Feira é alvo de atos de vandalismo por parte dos jovens
Manuel Teixeira conta que todos os dias o Palácio da Justiça de Santa Maria da Feira é alvo de atos de vandalismo por parte dos jovens FOTO: CMTV

Encerrado desde 2008 por causa de alegadas deficiências estruturais, o Palácio da Justiça de Santa Maria da Feira tem sido alvo de ataques de vândalos e ladrões. Na passada quinta-feira, a PSP deteve dois homens, de 25 e 28 anos, que foram apanhados com 40 quilos de caixilhos de alumínio das janelas daquele edifício.

O estado de degradação crescente do antigo Palácio da Justiça preocupa os feirenses, que pedem uma solução que pare com atos de vandalismo. "Dá mau aspeto e todos os dias vai para lá juventude destruir coisas – portas, alumínio, vidros. Está cada vez pior. É um desperdício que não se admite", reclama Manuel Teixeira, indignado.

"Foi criada uma solução que a voz pública não aceita com muito entusiasmo", partilha José Pinto, feirense, a propósito do arrendamento dos edifícios onde funcionam, agora, os serviços do Tribunal. "São preços bastante elevados [cerca de 70 mil euros]. A forma como este assunto foi resolvido cria perplexidade", continua o homem.

Emídio Sousa, presidente da Câmara de Stª Maria da Feira adiantou ao CM que está preocupado com os roubos que têm ocorrido, mas que há um plano preparado para reestruturar o edifício encerrado há seis anos e que, afinal, não representa risco de derrocada. "Queremos reabilitar e ampliar o edifício", refere, acrescentando que este é um trabalho em conjunto com o Ministério da Justiça e que a autarquia está à espera de um parecer do Secretário de Estado da Justiça. O custo das obras será mais barato do que o arrendamento de instalações e, segundo o autarca, contemplarão mais salas de audiência.

palácio justiça vandalismo jovens
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)