Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Papa aceita renúncia de bispo auxiliar do Porto

O papa Bento XVI aceitou a renúncia de João Miranda Teixeira ao cargo de bispo auxiliar do Porto, por ter completado 75 anos em Dezembro de 2010, anunciou esta sexta-feira a Diocese do Porto.
7 de Outubro de 2011 às 15:29

Numa nota publicada no site de diocese, o bispo do Porto, Manuel Clemente, expressa a João Miranda Teixeira "o mais cordial agradecimento pelo muito trabalho desenvolvido, com o discernimento e a bondade que tanto o caracterizam".

Fonte da diocese do Porto disse à Lusa que João Miranda Teixeira não será necessariamente substituído, até porque a diocese ainda tem mais três bispos auxiliares, António Taipa, João Lavrador e Pio Alves, todos com menos de 70 anos.

Manuel Clemente salienta, na nota, que João Miranda Teixeira "não deixa de ser um Bispo no Porto, contando a Diocese com tudo o que a sua saúde e boa vontade lhe puderem continuar a dar".

João Miranda Teixeira nasceu a 1 de Dezembro de 1935 em Vila Verde, Felgueiras, tendo sido ordenado padre em 1960 e bispo em 1983, ano em que tomou posse como auxiliar do então bispo do Porto, Júlio Tavares Rebimbas.

Em 2006, foi nomeado administrador apostólico da Diocese do Porto, por impedimento de saúde de Armindo Lopes Coelho, cargo que exerceu até Março de 2007, com a posse de Manuel Clemente como bispo do Porto.

Igreja Porto Bispo João Miranda Teixeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)