Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Papa Bento XVI pede humildade

O Papa pediu ontem aos cardeais que sirvam a Igreja "com amor e vigor", que sejam humildes e que renunciem ao "poder mundano".

19 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Momento da consagração de D. Manuel Monteiro de Castro por Bento XVI
Momento da consagração de D. Manuel Monteiro de Castro por Bento XVI FOTO: EPA

Na cerimónia de abertura do quarto consistório do seu pontificado, na Basílica de S. Pedro, Bento XVI apelou ao clero que siga o exemplo de Cristo. "O poder e o serviço, o egoísmo e o altruísmo, a posse e a dádiva, o lucro e a gratuitidade: estas lógicas profundamente opostas confrontam-se em todas as épocas. Não há dúvidas sobre qual é a via escolhida por Jesus", afirmou o Santo Padre, minutos antes de criar 22 novos cardeais, entre os quais, o português D. Manuel Monteiro de Castro.

Após a cerimónia, em que os purpurados receberam o barrete e o anel cardinalícios das mãos do Papa, seguiram-se momentos de convívio entre os cardeais e os seus conterrâneos.

D. Manuel Monteiro de Castro ofereceu um almoço, no Museu do Vaticano, a cerca de 300 convidados, a maioria oriunda ou com ligações a Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, sua terra.

Presentes estiveram também os outros dois cardeais portugueses, D. Saraiva Martins e D. Policarpo, o cardeal de Madrid Rouco Varela e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Para os quase 80 portugueses que não conseguiram entrar na Basílica de S. Pedro e assistiram à cerimónia na Praça, este encontro, no Museu, acabou por "salvar" a vinda a Roma.

"EU NÃO QUIS DIMINUIR A MULHER"

D. Monteiro de Castro esclareceu ontem ao CM, o que pretendia dizer quando afirmou que "o lugar das mulheres é em casa": "A minha intenção não foi diminuir a mulher. Eu quis valorizar o seu papel enquanto garante da estabilidade familiar. Entendo é que o Estado deve apoiar a mulher, permitindo--lhe que trabalhe menos e tenha mais tempo para a família."

PAPA CARDEAL MONTEIRO DE CASTRO RELIGIÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)