Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Papa vai consagrar 250 mil hóstias

Nas três eucaristias que vai celebrar em Portugal (Lisboa, Fátima e Porto), o Papa Bento XVI vai consagrar cerca de 250 mil hóstias, o número de pessoas que, segundo as previsões da organização, vai comungar nessas celebrações públicas.
27 de Março de 2010 às 00:30
D. Manuel Clemente, bispo do Porto, foi um dos intervenientes no encontro que ontem decorreu em Fátima sobre a visita de Bento XVI
D. Manuel Clemente, bispo do Porto, foi um dos intervenientes no encontro que ontem decorreu em Fátima sobre a visita de Bento XVI FOTO: Carlos Ferreira

O reitor do Santuário de Fátima, padre Virgílio Antunes, disse ao CM que, "nestas grandes cerimónias, vão à comunhão, por norma, uma média de 25 por cento das pessoas presentes". Sabendo-se que, nas três missas, é esperado um milhão de pessoas, as dioceses de Lisboa, Leiria-Fátima e Porto estão a preparar-se para cerca de 250 mil comungantes.

Em Fátima, os 300 padres que vão distribuir a comunhão segurarão as píxides (cada uma com cerca de 300 partículas) no momento da consagração, dando depois a comunhão aos fiéis. Em Lisboa e no Porto, as píxides, 250 em cada missa, serão colocadas em pequenos altares, onde os ministros da comunhão as irão buscar no momento próprio.

Assim, espera-se que comunguem 65 mil pessoas na Missa do Terreiro do Paço, em Lisboa, 85 mil na Missa dos Aliados, no Porto, e cem mil pessoas na Missa do dia 13 de Maio, em Fátima.

Ontem, a visita do Papa Bento XVI a Portugal esteve em destaque num seminário para jornalistas, em Fátima, que contou com a participação dos bispos Carlos Azevedo e Manuel Clemente, dos reitores do Santuário de Fátima, o anterior, Monsenhor Luciano Guerra, e o actual, padre Virgílio Antunes, do deputado José Pacheco Pereira e do jornalista Henrique Mota.

Ficou a saber-se que o Papa viajará em papamóvel nos principais percursos, como do aeroporto para os Jerónimos, em Lisboa, ou da Serra do Pilar para os Aliados, no Porto, mas que fará também alguns trajectos em carro fechado.

Para além disso, foi anunciado que Bento XVI subirá à varanda do Palácio de Belém para ver o Tejo, no dia 11, e que terá três momentos de oração íntima: nos Jerónimos, no dia 11, na Capelinha das Aparições, no dia 12, e junto aos túmulos dos Pastorinhos, no dia 13.

PORMENORES

MIL JORNALISTAS

A organização da visita de Bento XVI estima receber mil pedidos de acreditação de profissionais da comunicação social.

OITENTA GRUPOS

O Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima já recebeu inscrições de 80 grupos de peregrinos, de 25 países, para assistir às celebrações.

SEGREDO INSPIROU EXPOSIÇÃO

A terceira parte do segredo de Fátima inspirou a exposição fotográfica que, a partir de hoje, pode ser visitada na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, e que se intitula "O bispo vestido de branco: os Papas e Fátima". A exposição é "uma espécie de livro com várias páginas", que revela "a lógica da relação da Santa Sé com Fátima", como explicou ao CM Marco Daniel, responsável pelo departamento de Arte e Património do Santuário, autor da mostra. A abrir a exposição (patente até final do ano), destaca-se um painel com a frase da beata Jacinta: "Quem me dera ver o Santo Padre. Vem cá tanta gente e o Santo Padre nunca cá vem". Só depois surgem os Papas, primeiro Bento XV, cujo pontificado coincidiu com as aparições, depois Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI. Alguns visitaram a Cova da Iria como cardeais. Podem ainda ser vistas fotografias com os objectos oferecidos pelos papas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)