Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Paquistanês traficava

A Polícia Judiciária efectuou no Porto, no último fim-de-semana, a terceira maior apreensão de heroína (12,5 quilos) deste ano em Portugal, detendo um paquistanês de 33 anos responsável pela expedição da droga. O detido foi suspeito, em Espanha, de ligações à rede terrorista al-Qaeda, mas acabou ilibado em tribunal.
29 de Outubro de 2009 às 00:30
A apreensão de heroína feita ao paquistanês é a terceira maior do ano
A apreensão de heroína feita ao paquistanês é a terceira maior do ano FOTO: Jorge Paula

Farhat Iqbal, o paquistanês apanhado no domingo pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), usou a morada de uma portuguesa, em Santa Maria da Feira, como destinatária da droga.

Os 12,5 quilos de heroína vinham acondicionados em 5 tapetes, escondidos num lote de 45 destes artigos enviados por via aérea para Portugal. Segundo o jornal ‘I’ referiu ontem, a droga foi introduzida, na origem, em finos tubos de plástico revestidos de tecido. Estes tubos, apesar de mais largos, entrelaçavam-se na perfeição com os fios de tecido colorido.

Farhat Iqbal foi preso quando ia levantar os tapetes. Presente a tribunal, aguarda julgamento detido numa cadeia de Lisboa.

Em 2004 a polícia espanhola deteve o paquistanês por suspeitas de envolvimento num atentado terrorista, mas Farhat Iqbal acabou apenas condenado a seis meses de cadeia por falsificação.

PORMENORES

ESPANHÓIS COLABORAM

A polícia espanhola auxiliou a Judiciária na investigação a Farhat Iqbal. O paquistanês está referenciado em Espanha desde 2004.

COM FAMÍLIA NA FEIRA

O paquistanês preso pela PJ expediu os tapetes onde escondia a heroína para a morada de uma mulher, em Santa Maria da Feira. Farhat Iqbal terá um familiar dono de um estabelecimento comercial naquele concelho.

MULHER INVESTIGADA

A dona da casa de Santa Maria da Feira para onde a droga foi enviada está ainda a ser investigada pela PJ.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)