Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Pára-quedista morre afogado no Zêzere

O cansaço terá sido fatal para o soldado pára-quedista Fonseca, que ontem morreu afogado no rio Zêzere, em Constância, quando participava num exercício da Escola de Tropas Aerotransportadas de Tancos. O militar desapareceu às 14h20 e o seu corpo foi encontrado por mergulhadores, no fundo do rio, às 19h25.

14 de Dezembro de 2011 às 01:00
Corpo do pára-quedista foi resgatado do rio Zêzere às 19h25, cinco horas depois de ter desaparecido
Corpo do pára-quedista foi resgatado do rio Zêzere às 19h25, cinco horas depois de ter desaparecido FOTO: João Santos

Valdir Fonseca, 20 anos, residente na Baixa da Banheira, era um dos 26 militares há horas envolvidos num exercício de fuga e evasão em terreno ‘inimigo’, em parelha. Por razões que o Exército está a averiguar, o militar e um camarada terão usado o leito do rio, apesar de estarem proibidos. Segundo contou o sobrevivente aos socorristas, tentaram alcançar a margem, mas quando olhou para trás só viu o soldado Fonseca "desaparecer na água".

Os elementos da protecção civil e os militares montaram de imediato uma operação de busca no rio Zêzere, numa zona onde a corrente é rápida e há muitos fundões. Adelino Gomes, comandante dos Bombeiros de Constância, referiu ao CM que os militares estavam com sinais de fadiga. "Já andavam no exercício há muitas horas. O cansaço, aliado ao facto de o jovem estar vestido, com botas e ter outras coisas (como mochila e arma) potenciou o desaparecimento no rio", adiantou.

Os bombeiros, mergulhadores e militares passaram a pente fino a zona onde o soldado Fonseca desapareceu. Encontraram primeiro a mochila e depois o corpo, preso num fundão, a poucos metros do local onde fora visto pelo camarada. O coronel Duarte Costa, comandante da Escola de Tropas Pára-quedistas, referiu que os militares "começaram o exercício às 06h00" e "estavam proibidos de usar o rio". "Vamos instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias em que se verificou este infeliz acidente", concluiu.

CONSTÂNCIA RIO ZÊZERE AFOGADO MILITAR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)