Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Paraíso de aves mais protegido

A Lagoa dos Salgados, situada nos concelhos de Albufeira e Silves, vai ser requalificada. Este é um dos principais locais de observação de aves aquáticas do Algarve, albergando diversas espécies, como flamingos, pernilongos, mergulhões-pequenos, galeirões e patos. No ano passado, foram identificados na lagoa os primeiros ninhos de flamingo confirmados em Portugal.
27 de Agosto de 2011 às 00:30
Lagoa dos Salgados é um dos principais locais de observação de aves aquáticas da região
Lagoa dos Salgados é um dos principais locais de observação de aves aquáticas da região FOTO: José Carlos Eusébio

De acordo com um concurso público lançado pela empresa Águas do Algarve, responsável pelos sistemas multimunicipais de água e saneamento, os trabalhos visam o aprofundamento das valas existentes e a escavação de fundões para a execução de aterros para a construção de ilhotas.

A lagoa ficará dividida em duas partes, com a construção de um dique de cerca de 1,25 metros de altura média. A interligação do sistema lagunar será feita através de comportas.

Fonte da Águas do Algarve referiu ao CM que o objectivo "é resolver de vez o problema da degradação das águas". No passado, a lagoa também chegou a rebentar para o mar.

A empreitada, orçada em quase 1,5 milhões de euros, contempla ainda a construção de uma conduta elevatória de águas residuais, com cerca de 2,5 quilómetros de extensão.

LAGOA DOS SALGADOS ÁGUAS DO ALGARVE PARAÍSO AVES
Ver comentários