Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

"Patifes levaram 10 mil €"

João Martins, de 83 anos, julga também ter sido vítima do ‘gang das pensões’ detido pela PJ.
10 de Junho de 2013 às 01:00

Quando soube da detenção dos sete homens que formavam um grupo de burlões, João Macário Martins, de 83 anos, voltou a reviver o pesadelo de há três anos quando dois homens o burlaram em 10 mil euros. O idoso quis ver "a cara dos bandidos" de forma a certificar-se de que ele também era uma das vítimas do grupo capturado pela Polícia Judiciária de Aveiro e que ficou conhecido como o ‘gang das pensões’.

Ainda não se sabe se João Martins foi uma das centenas de vítimas daquele grupo mas uma coisa é certa: foi enganado por dois homens, bem vestidos e bem falantes, que lhe conseguiram ‘arrancar’ as poupanças de uma vida. "Aqueles dois patifes levaram-me dez mil euros. Fui tão burrinho", reconheceu ontem o idoso enquanto visualizava nas páginas do CM uma fotografia com dois dos sete suspeitos detidos. "Não sou capaz de dizer se foram estes", adianta.

O idoso foi abordado pelos burlões quando ia fazer um exame médico ao prédio da Segurança Social de Viseu. Abordaram-no à entrada e depois esperaram que saísse "Fomos a um café e tomou um galão onde me puseram alguma droga. Começaram a dizer que tinham dinheiro para entregar à misericórdia e que algumas notas iam acabar. Depois vieram comigo para Vila Nova de Paiva e conseguiram que eu fosse levantar o dinheiro", recorda a vítima.

De seguida, a dupla conseguiu que o idoso lhes passasse o saco onde estavam as notas e prepararam a fuga. "Disseram-me para ir a uma papelaria comprar uma folha de 25 linhas para confirmar que receberam o dinheiro. Fui lá e quando regressei já tinham fugido", lamenta-se João Martins que apresentou queixa na GNR e depois foi interrogado por inspetores da Polícia Judiciária. O idoso ainda tem "alguma esperança" em reconhecer os homens que lhe levaram 10 mil euros "que tanto custaram a ganhar".

Vila Nova de Paiva assalto roubo burla
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)