Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Pedida a Rota da Lampreia

Por esta altura do ano proliferam eventos de promoção do prato gastronómico mais apreciado da região do Douro. A lampreia, seja à bordalesa ou com arroz, é rainha e senhora nos festivais, mostras e feiras, principalmente no Norte.
5 de Março de 2007 às 00:00
A lampreia é apreciada à bordalesa ou com arroz
A lampreia é apreciada à bordalesa ou com arroz FOTO: Ricardo Estudante
Tanta dispersão de eventos, promovidos pelas autarquias, associações e até por iniciativa privada, levaram um conjunto de autarcas da bacia do Douro a ponderar a criação de uma rota única, que beneficiaria de um programa de promoção mais arrojado.
De acordo com Paulo Teixeira, presidente da Câmara de Castelo de Paiva, “as propostas estão em cima da mesa e poderão beneficiar todos. Principalmente o turismo, que depois se faz à volta do petisco tão apreciado por largos milhares de visitantes, que vêm de propósito, alguns de bem longe, para degustar a lampreia”.
O autarca falava no arranque da I Semana da Lampreia de Castelo de Paiva que, até ao próximo dia 11, reúne um roteiro de quatro restaurantes: ‘Dona Amélia’, ‘Casa do Zé’, ‘Os Gonzagas’ e ‘O Compadre’.
De acordo com a organização, de que faz parte a Associação Comercial e Industrial do concelho e a Escola Profissional de Comércio Externo, “apesar de ser uma iniciativa que está a arrancar registaram-se, logo no primeiro dia, mais de 300 inscrições de pessoas que vão passar pelos restaurantes aderentes, no decurso da semana”.
Nem o preço, tradicionalmente alto, arrefece o interesse de quem busca o pitéu. “Na nossa semana, os preços médios rondam os 150 euros por lampreia – que dá para cinco pessoas – ou 30 euros por pessoa”, salienta a organização.
Outro dos factores que será determinante para que a rota se concretize é o aumento do número de lampreias no Douro.
“Com a construção das barragens no rio, a lampreia começou a escassear, o que é muito mau, principalmente para a pequena economia da região que, nesta época, vive muito da sua captura”, refere Paulo Teixeira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)