Sub-categorias

Notícia

Pedido dinheiro e mais tempo para limpar matas

Governo empresta 50 milhões de euros aos municípios para a limpeza dos terrenos.
O Governo emprestará 50 milhões de euros aos municípios que precisem de dinheiro para limpar terrenos. António Costa, que se reuniu esta segunda-feira com o presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Manuel Machado, não exclui dilatar o prazo para a limpeza, que termina no dia 15, mas remeteu a decisão para quinta-feira, o dia em que os dois responsáveis se voltam a reunir.

Plano de limpeza de mato junto a casas
"Impossível". Esta é a palavra repetida pelas populações sobre a necessidade de proceder à limpeza dos terrenos até quinta-feira. "Não há hipótese de cumprir o prazo. É preciso, pelo menos, mais um mês ou um mês e meio", garante Fernando Costa, enquanto limpa um terreno junto à aldeia de Abelheira, Coimbra. Assegura que, no concelho, "90% dos terrenos estão por limpar". João Carlos, a fazer uma queimada na propriedade de dois irmãos, idosos e doentes, em aldeia de Venda Nova, no mesmo concelho, diz: "Devíamos poder limpar até maio". E a ideia repete-se. "Os vizinhos são todos velhos, e não há quem ajude", diz Maria José Santos, de 65 anos.

Manuel Machado, líder da ANMP, disse esta segunda-feira ao CM, após a reunião com o primeiro-ministro, ser "impossível, para já, saber o que está limpo e o que falta limpar". Na 5º feira, o autarca entrega os dados sobre a limpeza a António Costa, que, horas depois, em Conselho de Ministros, pode decidir ampliar o prazo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!