Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Peixes mortos no rio

Uma descarga poluente matou, ontem, dezenas de peixes e deixou o rio Uíma, em Santa Maria da Feira, num estado deplorável e um cheiro nauseabundo, indignando pescadores e muitos moradores das freguesias de Lobão e Sanguedo.
21 de Agosto de 2011 às 00:30
Populares ficaram indignados quando chegaram ao rio Uíma
Populares ficaram indignados quando chegaram ao rio Uíma FOTO: Filipe Silva

"Ligou-me um familiar a dar conta de que houve uma descarga no rio. Quando lá cheguei, o cheiro era nauseabundo, estava com uma cor incrível e cheio de espuma", contou, ao CM, Filipe Silva, pescador desportivo, de 32 anos, que revela até que o rio sofreu, recentemente, uma repovoação de trutas, aliás, uma das espécies mais afectadas por este incidente.

Ao CM, fonte da GNR de Canedo confirmou o caso e explicou que tudo aponta para uma descarga poluente, acrescentando que alguns dos peixes foram levados para análise, de forma a perceber-se, com maior exactidão, a origem da morte dos animais e de onde veio a referida descarga.

Ao local foi chamada também uma equipa do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que investiga a situação. Nas zonas de Lobão e Sanguedo, o rio Uíma é frequentado, sobretudo, por adeptos da pesca desportiva.

Santa Maria da Feira PEIXES RIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)