Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Penas de 9 e 18 anos de prisão por assaltos

O Tribunal de Alenquer condenou hoje quatro arguidos, indiciados por assaltos em vários países europeus, a penas de prisão entre os nove e os 18 anos de prisão por assaltos violentos no país, o mais grave ocorrido nesta mesma vila.
18 de Fevereiro de 2011 às 14:56
Juiza garantiu no Tribunal não haver dúvidas da culpabilidade dos arguidos
Juiza garantiu no Tribunal não haver dúvidas da culpabilidade dos arguidos FOTO: Vasco Neves

Os arguidos estavam acusados de serem os responsáveis de assaltos violentos  em Portimão, Torres Vedras, Cadaval e Alenquer e pela falsificação de matrículas  de automóveis furtados sobretudo em Espanha e Itália.  

Os arguidos, todos estrangeiros, foram condenados em cúmulo jurídico  a 18, 16 anos e oito meses, nove anos e nove meses e nove anos de prisão  pelos crimes de roubo agravado, sequestro, burla informática, detenção de  arma proibida, falsificação de documentos, resistência e coação à polícia  e ainda recetação.  

Neste julgamento, existia um quinto arguido, cujo paradeiro é desconhecido  e que tem pendente um mandado de captura internacional.  

Em Alenquer, dois dos arguidos assaltaram uma quinta histórica ligada  à companhia de vinhos Casa Santos Lima: manietaram e agrediram fisicamente vários residentes  da quinta, acabando por os manter fechados à chave num anexo da habitação. Da quinta, furtaram artigos em ouro com pedras preciosas, mais  de meia centena de obras de arte, faqueiros, castiçais e outros artigos  de decoração em prata, avaliados em pelo menos 25 mil euros, e ainda cartões  de crédito, telemóveis e diversos automóveis de alta cilindrada.  

Os arguidos  são ainda suspeitos de pertencerem a um  "grupo internacional organizado" que se dedicava a fazer assaltos a residências  em outros locais do país e em diversos países europeus, onde vão ainda responder  em tribunal no âmbito de outros processos judiciais.  

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)