Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Peniche: Protecção Civil iniciou remoção de baleia de 17 metros

A Protecção Civil de Peniche esteve esta quarta-feira durante o dia a remover uma baleia de 17 metros em decomposição, depois de ter dado à costa na sexta-feira na praia Alto dos Frades, prosseguindo na quinta-feira a operação.
24 de Novembro de 2010 às 19:36
Protecção Civil iniciou operação para remover animal de 17 metros
Protecção Civil iniciou operação para remover animal de 17 metros FOTO: Carlos Barroso

"Conseguimos retirar aproximadamente seis a sete metros da zona da cauda e puxámos a carcaça para cima da arriba, através de cabos e de uma retroescavadora, para depois ser enterrada em aterro", confirmou o comandante municipal José António Rodrigues.  

A operação envolveu cinco homens da Protecção Civil, dois da Polícia Marítima, dois da GNR, a veterinária municipal e dois biólogos do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, uma equipa de resgate em arribas dos bombeiros, dois barcos, uma retroescavadora e um camião de transporte. 

Segundo o responsável, a operação continua na quinta-feira de manhã, para remover o resto do mamífero, cerca de dez metros do respectivo crânio. 

A operação tinha sido adiada na terça-feira devido às condições climatéricas e à maré cheia.  

A baleia, de 17 metros de comprimento, deu à costa já morta junto a São Bernardino, numa praia cujo único acesso é através das arribas.  

O difícil acesso levou as autoridades a adiar a operação de retirada do mamífero, mas o cheiro provocado pelo estado de decomposição do animal gerou o descontentamento de populares, que denunciaram a situação.

Baleia Praia Peniche Protecção Civil decomposição
Ver comentários